Manus, Father of the Abyss
Manus.png
Localização Chasm of the Abyss
Drops Soul of Manus
Humanity x10
Vida
NG 6,666 NG+ 10,464
Almas
NG 60,000 NG+ 120,000

Quotebg.pngQuotebg2.png
"If thine wish is to succeed poor Artorias, and challenge the spread of the Dark, then thou must face Manus, Father of the Abyss. The Dark emanates from Manus himself. Even if this land shall expire, thou may be able to prevent further corrosion... But even so, one day the flames will fade, and only Dark will remain. And even a legend such as thineself can do nothing to stop that.(Se o teu desejo é ser bem sucedido contra o pobre Artorias, e desafiar o crescimento da Escuridão, então tu deves enfrentar Manus, Pai do Abismo. As Trevas emanam do próprio Manus. Mesmo se essa terra expirar, tu deves ser capaz de previnir mais corrosão... Mas mesmo assim, um dia as chamas irão se extinguir, e apenas Escuridão permanecerá. E até uma lenda como tu não será capaz de parar isso.)"
Hawkeye Gough

Manus, Father of the Abyss é um chefe em Dark Souls, mas só pode ser enfrentado na DLC Artorias of the Abyss.

Descrição

Manus é o último chefe da DLC Artorias of the Abyss, ele é encontrado em Chasm of the Abyss onde é possível invocar Sif para ajudar o jogador na batalha. O sinal de invocação de Sif pode ser encontrado na arena onde o jogador luta com Manus.

Enredo

Assim que o Broken Pendant estiver na posse do Chosen Undead, Manus o puxará por meio de uma fenda em Darkroot Basin até a terra antiga de Oolacile.

Ele foi descoberto por ter sequestrado a Princesa Dusk e eventualmente será confrontado por isso no Chasm of the Abyss.

Lore

As pessoas de Oolacile fora enganadas por uma serpente, resultando na recuperação do túmulo de Manus e incitando sua ira.[1] Ele é a causa do Abismo, que ameaçava engolir toda Oolacile.[2]

Manus já foi humano e se tornou Pai do Abismo após sua humanidade ficar selvagem, procurando eternamente pelo seu Broken Pendant.[3]

Após sua derrota, a sua alma se dividiu e se fragmentou. Eventualmente alguns desses fragmentos se tornaram conscientes e viraram entidades. Os fragmentos conhecidos por terem feito isso se tornaram Nashandra, Elana, Nadalia, e Alsanna.

Estratégias

É possível matar Manus fora da Porta de Névoa. Primeiro, mate todos os espíritos de humanidade na parte de fora. Depois, desequipe toda a armadura e equipe um arco longo (longbow) totalmente aprimorado. O jogador precisará de Feather Arrows e Hawk Ring. Então, o jogador deverá ficar no lado direito da ponte que leva até a névoa. Equipe o Symbol of Avarice e o Red Tearstone Ring.

Desequipe o Symbol of Avarice após o Red Tearstone Ring fazer efeito. Existe um conjunto de cordilheiras e na terceira pela ponte, os olhos vermelhos de Manus estarão visíveis para o jogador. Assim que o jogador encontrá-lo, deve-se levar em consideração a dificuldade para acertar Manus. Então, basta atirar nele até ele ficar com pouca vida. Agora o jogador tem duas opções: 1) O jogador pode atravessar a luz branca antes de Manus ser morto e finalizar ele, ou 2) O jogador pode matá-lo pela plataforma. A porta de névoa irá desaparecer e o jogador conseguirá as almas. Quando o jogador chegar até a plataforma onde Manus geralmente joga o personagem para fora, o jogador pode rolar e cair sem receber dano.

Se o jogador deseja enfrentar Manus convencionalmente, então é aconselhável equipar itens que aumentam a regeneração de energia como Cloranthy Ring, assim como um bom escudo que bloqueia dano físico. Apenas ataque Manus após ele ter usado seus ataques "Jumping Smash" ou "Frenzy Combo" ou o jogador será pego no meio de seus golpes e levará muito dano. Manus começará a usar suas magias quando sua vida chegar por volta de 50%, use o Silver Pendant para refletir eles.

É também uma boa idéia só usar o símbolo de invocação de Sif assim que Manus estiver com sua vida pela metade, pois ele irá distrair Manus na parte mais difícil de seu combate e fará com que o jogador seja menos propenso a ser acertado pelo seu ataque "Dark Orb Barrage".

Notas

O Silver Pendant, apesar de não ser necessário para essa luta, pode ser de grande ajuda pois pode bloquear todos os ataques mágicos se usado no tempo correto.f his magic attacks if used in the correct timing.

Sif pode providenciar uma boa ajuda para essa batalha. Enquanto seus ataques não têm muito dano, ele pode manter Manus distraído para o jogador ter tempo de se curar. O símbolo de Sif se encontra dentro da arena de Manus diretamente para a esquerda de onde o jogador aparece, e só pode ser usado durante a luta. Ele será invocado instantaneamente após o sinal ser tocado.

Informação do Chefe

Ataques

Short Arm Slam

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Batida Não Ambos Médio

Mostrar GIF --->
Manus-Short-Slam.gif

Long Arm Slam

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Manus irá segurar seu membro sombrio por um curto período de tempo e o jogará em direção do jogador. Esse ataque pode alcançar mais do que metade da arena e pode quebrar a defesa da maioria de escudos com estabilidade média, causando dano moderado para o jogador. Esse ataque pode ser desviado ao rolar em qualquer direção durante o movimento de ataque de Manus. Esse ataque é telegrafado por rápidos movimentos ao longo de seu membro sombrio.

Mostrar GIF --->
Manus-Long-Slam.gif

Back Swipe

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Se o jogador estiver em suas costa, ele pode virar seu braço como uma defesa para suas costas.

Mostrar GIF --->
Manus-Back-Swipe.gif

Uppercut

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Batida Não Ambos Médio

Mostrar GIF --->
Manus-Uppercut.gif

Long Arm Sweep

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Batida Não Esquerda Médio

Mostrar GIF --->
Manus-Swipe.gif

Triple Swing

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Batida Não Ambos Médio

Mostrar GIF --->
Mauns-Triple-Swipe.gif

Catalyst Smash

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Batida Não Esquerda Médio

Manus rapidamente trás seu catalisador para o chão, causando dano moderado.

Mostrar GIF --->
Manus-Catalyst-Slam.gif

High Jump Slam

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Manus pula por cima do jogador, batendo com seu Catalisador e mãos. Isso também faz com que o jogador destrave a mira.

Mostrar GIF --->
Manus-Slam.gif

Berserk Combo

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
??? 0 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Manus soltará um grito rápido e irá bater quatro vezes para os lado e duas vezes para frente, potencialmente acertando o jogador seis vezes em seguida, causando alto dano e drenando a energia se bloqueado.

Mostrar GIF --->
Manus-Berserk.gif

Dark Orb Barrage

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
0 ??? 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Manus irá conjurar uma barragem de Orbes Negros similares à feitiçaria Dark Bead usando seu Catalisador. Dark Orbs disparam em formato de leque, facilitando a forma de desviar em curta distância. Os Dark Orbs também caem no chão após um momento, fazendo dessa magia uma magia de distância limitada. Manus telegrafa esse ataque por segurar seu Catalisador para sua esquerda (lado direito do jogador), carregando ele por um momento antes de movimentar ele na direção do jogador, soltando os Dark Orbs. Esse ataque é capaz de quebrar a guarda da maioria dos escudos, então é aconselhável bloquear esse ataque com o Silver Pendant.

Mostrar GIF --->
Manus-Barrage.gif

Abyss Rain

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
0 ??? 0 0 Mágico Não Ambos Average

Manus conjura uma Feitiçaria Negra, onde vários Dark Orbs aparecem no ar em cima de Manus e caem como chuva envolta dele em um área de efeito. Cada Dark Orb pode seguir o jogador se esse entrar na zona de acerto. O jogador pode utilizar a rolagem para desviar desse ataque (aconselhável usar o Dark Wood Grain Ring), ou usar o Silver Pendant, levando em consideração que ele não para os Dark Orbs, somente para eles no lugar em cima do jogador. Rolar para o lado antes do Silver Pendant perder efeito ajudará o jogador a evitar dano.

Mostrar GIF --->
Manus-Rain.gif

Abyss Cage

Físico Dmg mag.png Dmg fire.png Dmg lght.png Tipo de Ataque Contra-atacável Acompanha Velocidade
0 ??? 0 0 Mágico Não Ambos Médio

Dark Orbs propagam acima de Manus, circundando a arena toda antes de voltar para Manus, causando alto dano ao jogador. Esse ataque cobre a arena toda, exceto a área à direita do próprio Manus, como um AoE invertido. É desviado ao ficar o mais perto possível de Manus assim que ele começar a conjurar. O Silver Pendant bloqueia esse ataque.

Mostrar GIF --->
Manus-Abyss-Cage.gif

Defesas

Defesa Física Defesa Elemental Resistência
Defesa padrão Defesa contra pancada Defesa contra corte Defesa contra perfuração Defesa contra Magia Defesa contra Fogo Defesa contra Relâmpago Resistência contra Envenenamento Resistência contra Intoxicação Resistência contra Sangramento
??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ??? ???

Esses dados foram adquiridos do Guia Oficial de Estratégia de Dark Souls feito pela FuturePress.

Drops

Item Soul of Manus.png
Soul of Manus
Humanity
Humanity  x10
Chance de Drop Garantido Garantido

Referências

  1. Diálogo com Marvelous Chester.
  2. Diálogo com Elizabeth.
  3. Descrição de Soul of Manus.

Galeria

Videos Relevantes

DARK SOULS OST - Manus, Father of the Abyss03:21

DARK SOULS OST - Manus, Father of the Abyss

Introdução da luta00:40

Manus Intro

Introdução da luta