Para escudos, veja Escudos.

Armas são um tipo vital de equipamento em Dark Souls.

Qualquer objeto empunhado na mão direita ou esquerda é considerado arma, pois pode ser utilizado em combate, incluindo escudos. Qualquer arma que esteja na mão direita será usada para atacar, enquanto a arma na mão esquerda será geralmente usada para defender ou parear, apesar de que em alguns casos também pode ser utilizada para atacar.

Armas tradicionais como espadas possuem alto poder de ataque e baixo poder de defesa, enquanto escudos possuem as estatísticas ao contrário. Se o espada for colocada na mão esquerda, por exemplo, e usada para bloquear, apenas sua resistência à dano e estabilidade vai afetar a efetividade da defesa. Além de atacar, uma arma pode tanto bloquear quando parear quando equipada na mão esquerda mas não os dois ao mesmo tempo; por exemplo, Cimitarras podem apenas parear ou atacar, mas não bloquear. Armas diferentes possuem movimentos diferentes dependendo da mão que ela está equipada.

Tipos de ataque e Parâmetros

Todas as armas possuem um tipo de ataque, também conhecido como tipos de dano, e podem ter valores em Físico, Mágico, e Relâmpago. Algumas armas possuem movesets variados, ou ataques, e cada movimento pode infligir um tipo de dano. Por exemplo, algumas adagas infligem dano cortante ou perfurante dependendo de qual ataque for usado.

Armas possuem parâmetros que são requeridos para utilizá-las devidamente. Esses são normalmente Força e Destreza mas podem também incluir Inteligência ou . Se o atributo de Força não chegar no necessário, utilizar armas com as duas mãos vai diminuir o requisito, aumentando efetivamente a força do jogador por um fator de 1.5. Várias armas também possuem Bônus de Parâmetro que escalam com o atributo correspondente, aumentando o valor de ataque.

Tipos de Arma

Veja o artigo principal: Tipos de Armas.

Todas as armas possuem um tipo de arma para auxiliar o jogador em determinar a funcionalidade básica da arma. Armas do mesmo tipo geralmente possuem movesets similares e frequentemente infligem o mesmo tipo de dano. Armas do mesmo tipo também podem ter diferentes velocidades de ataque e taxas de atordoamento. O nível de aprimoramento que a arma se encontra também vai afetar a taxa de atordoamento.

Armas

Machados

Arcos

Bestas

Espadas Grandes Curvas

Espadas Curvas

Adagas

Manoplas

Martelos Grandes

Machados Grandes

Espadas Grandes

Alabardas

Martelos

Katanas

Lanças

Espadas Retas

Espadas Perfurantes

Espadas Ultra Grandes

Chicotes

Catalisadores

Talismãs

Outros

Armas Removidas

Asteriscos ( * ) indicam armas que só podem ser obtidas por meio das DLCS Prepare to Die Edition ou Artorias of the Abyss.

Conquistas/Troféus

Artigo principal: Knight's Honor
Knight's Honor Trophy Knight's Honor
Acquire all rare weapons
Pontos 25
Troféu Silver Trophy